A importância dos códigos afetivos!

Em tempos de comunicação digital o que mais vimos é uma destreza impar na comunicação por meios eletrônicos onde um conjunto de emotions ou mesmo apenas um, é capaz de expressar tudo que sentimos.
O que esquecemos é que cada um de nós vê o mundo de acordo com suas lentes, ou seja, do modo em que foi criado logo, felicidade pra mim pode não ser o mesmo que para você e é aí que entra a importância dos códigos afetivos.
Código afetivo nada mais é do que comunicação, é falar para o outro o que é importante para você, o que é para você se sentir amado, respeitado, admirado…
O que vemos em geral é que por estarmos num relacionamento há muitos anos esperamos que o outro entenda-nos apenas com um olhar e que de preferência adivinhe o que quero dizer, o que estou pensando o que espero que ele (a) faça para por mim e isso tudo sem que se diga uma só palavra.
Como isso seria possível se mudamos a todo momento? Basta uma pequena e honesta avaliação de poucos anos atrás e você perceberá que seus gostos e valores mudaram, logo o que antes fazia você se sentir amada(o) e respeitada(o) hoje pode não fazer mais sentido pra você e, como querer que o outro simplesmente adivinhe que agora você não vê mais as coisas como antes???
Relacionar-se é uma das mais difíceis artes desenvolvida pelo ser humano, precisa de tempo, paciência, dedicação e diálogo. Falar sobre o que te faz feliz, falar sobre o que você não gosta, falar sobre suas limitações, medos, angústias conecta você ao seu parceiro (a) e cria intimidade e profundidade nas relações.
Pense sobre isso, quem sabe o que está faltando para que seus relacionamentos sejam leves é apenas diálogo.
Francieli Parizotto Schulz